UCAN forum

Primeiro Forum criado por Informáticos Angolanos, destinado à informáticos de todos os níveis, tendo como principal foco o ramo da PROGRAMAÇÃO.Tutoriais, Exposição de dúvidas, Notícias e muito mais...
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O que são vírus, worms e Trojans?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Josemar Jobs

avatar

Masculino Número de Mensagens : 81
Idade : 28
Localização : Luanda-Angola
Data de inscrição : 05/05/2008

MensagemAssunto: O que são vírus, worms e Trojans?   Sex Maio 23, 2008 11:33 pm

Os vírus, worms e Trojans são programas mal intencionados que podem danificar o seu computador e as informações existentes no seu computador. Podem igualmente tornar a Internet mais lenta e poderão mesmo utilizar o seu computador para se espalhar para os seus amigos, família, colegas e o resto da Internet. Mas nem tudo são más notícias: com alguma prevenção e um pouco de senso comum, terá menos probabilidades de ser vítima destas ameaças.

Continue a ler para conhecer as características e diferenças entre os vírus, worms e Trojans.

Neste tópico:
O que é um vírus?
O que é um worm?
O que é um Trojan horse?
Como se espalham os worms e outros vírus?
Como posso saber se tenho um worm, ou outro vírus?


O que é um vírus?



Um vírus é um segmento de código de computador que se anexa a um programa ou ficheiro para se propagar de computador em computador. Propaga a infecção à medida que viaja. Os vírus podem danificar o seu software, equipamento informático e ficheiros.

Vírus (n.) Código criado com o intuito expresso de se duplicar. Um vírus anexa-se a um programa anfitrião e, de seguida, tenta espalhar-se de computador em computador. Pode danificar equipamento, software, ou informações.

Tal como a gravidade dos vírus humanos varia entre uma gripe de 24 horas e o efeito do Ébola, o impacto dos vírus informáticos varia entre um efeito ligeiramente inconveniente e um elevado grau de destruição. Mas um verdadeiro vírus informático não se espalha sem interacção humana. Alguém deve partilhar um ficheiro ou enviar uma mensagem de correio electrónico para que o vírus se propague.

O que é um worm?



Um worm, tal como um vírus, foi concebido para se copiar de um computador para outro, mas de forma automática. Em primeiro lugar, toma controlo de funções do computador que permitem transportar ficheiros ou informações. O worm, após ter entrado no sistema, pode movimentar-se sozinho. Um dos grandes perigos dos worms é o facto de se poderem duplicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si próprio para todas as pessoas que estejam no seu livro de endereços de correio electrónico, e os computadores dessas pessoas farão o mesmo, causando um efeito de avalanche, resultando em congestionamentos nas redes das empresas e em toda a Internet. Quando são libertados novos worms, estes espalham-se bastante depressa. Entopem as redes e podem criar grandes períodos de espera para abrir páginas na Internet.

Worm (n.) Uma subclasse de vírus. Um worm normalmente espalha-se sem interacção por parte do utilizador e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si próprio através das redes. Um worm pode consumir memória ou largura de banda, o que pode fazer com que um computador fique bloqueado.

Como os worms não precisam de se propagar através de um programa ou ficheiro “hospedeiro”, podem infiltrar-se no sistema do utilizador e permitir que outra pessoa possa assumir o controlo do seu computador à distância. Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster.

O que é um Trojan horse?



O cavalo de Tróia da mitologia aparentava ser uma prenda, mas na realidade continha no seu interior soldados gregos que se apoderaram da cidade de Tróia. Do mesmo modo, os 'trojan horses', modernos cavalos de Tróia, são programas de computador que aparentam ser software útil, mas na realidade comprometem a segurança do utilizador e causam muitos danos. Um trojan horse recente assumia a forma de uma mensagem que incluía ficheiros anexos e que eram supostamente actualizações de segurança da Microsoft. Na verdade, tratava-se de um vírus que tinha por função desactivar determinados programas antivírus e firewalls.

Trojan Horse (n.) "Cavalo de Tróia" - Programa de computador que aparenta ser útil, mas na verdade causa danos.

Os Trojan horses propagam-se quando as pessoas abrem inadvertidamente um programa, porque pensam que a mensagem é proveniente de uma fonte legítima. Para melhor proteger os utilizadores, a Microsoft muitas vezes publica boletins de segurança através de correio electrónico, mas nunca contêm anexos. A Microsoft publica também todos os seus alertas de segurança no site de Segurança na Web da empresa, antes de os enviar para os seus clientes.

Os Trojan horses podem também estar incluídos em software disponível para transferência gratuita. Nunca transfira software de uma fonte que não considere fidedigna. Procure regularmente e instale as actualizações e correcções da Microsoft no Microsoft Windows Update ou Microsoft Office Update.

Como se espalham os worms e outros vírus?
Os vírus, e alguns worms, só se podem propagar quando o utilizador abre ou executa um programa infectado.

Muitos dos vírus mais perigosos foram inicialmente espalhados através de anexos de correio electrónico—os ficheiros que são enviados juntamente com uma mensagem de correio electrónico. Normalmente, pode verificar se a mensagem de correio electrónico possui um anexo, uma vez que verá um ícone de um clip de papel que representa o anexo e inclui o respectivo nome. As fotografias, cartas redigidas em Microsoft Word e mesmo as folhas de cálculo do Excel são alguns dos tipos de ficheiros que poderá receber todos os dias através de correio electrónico. Um vírus é lançado quando abre um anexo de ficheiro infectado (normalmente deve fazer duplo clique no ícone de anexo para abrir um documento).

Conselho: Nunca abra nada que esteja anexado a uma mensagem de correio electrónico, a não ser que estivesse à espera do ficheiro anexo e que conheça o conteúdo exacto desse ficheiro.

Se receber uma mensagem com um ficheiro anexo de alguém que não conhece, deverá eliminá-la de imediato. Infelizmente, por vezes também não é seguro abrir anexos enviados por pessoas que conhece. Os vírus e worms conseguem aceder aos dados dos programas de correio electrónico e enviar-se para todos os contactos do seu livro de endereços. Como tal, se receber uma mensagem de alguém com um texto que não compreende, ou um ficheiro que não esperava, contacte a pessoa e confirme qual é o conteúdo do ficheiro anexo, antes de o abrir.

Outros vírus podem propagar-se através de programas que transfere da Internet, ou através de disquetes e discos infectados com vírus emprestados entre amigos, ou mesmo adquiridos em lojas. Estas formas de contaminar um sistema com um vírus já não são muito comuns. A maior parte das pessoas apanham os vírus quando abrem e executam anexos de correio electrónico desconhecidos.

Início da página
Como posso saber se tenho um worm, ou outro vírus?
Quando abre e executa um programa infectado, poderá não notar que infectou o seu sistema com um vírus. O seu computador pode tornar-se mais lento, parar de reagir, ou desligar-se e reiniciar constantemente. Por vezes, um vírus ataca os ficheiros de que necessita para iniciar o computador. Neste caso, depois de premir o botão para ligar o computador, o que acontece é que o computador nunca chega a arrancar.

Todos estes sintomas são sinais típicos de um computador infectado — embora possam também ser provocados por problemas de equipamento, ou software, não relacionados com vírus.

Tenha cuidado com mensagens que avisam que enviou correio electrónico que continha um vírus. Isto pode significar que o vírus utilizou o seu endereço de correio electrónico como sendo o remetente de uma mensagem infectada. Isso não significa necessariamente que o seu computador tenha um vírus. Alguns vírus têm a capacidade de forjar endereços de correio electrónico.

Sem software antivírus actualizado instalado no seu computador, não existe qualquer forma fiável de saber se tem um vírus. Se não tiver um software antivírus actualizado ou se pretende instalar outra marca de software antivírus, visite a nossa página de transferências de Software de Segurança.

bons xtudos,...... study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanny Ritchie

avatar

Masculino Número de Mensagens : 95
Idade : 27
Localização : Luanda, Angola
Data de inscrição : 05/05/2008

MensagemAssunto: Re: O que são vírus, worms e Trojans?   Dom Maio 25, 2008 12:20 am

Goood....Grande tutorial..Pude entender que os virus nos computadores sao mais ou menos como so virus no corpo Humano, tal como os dos computadores que precisam de outros ficheiros pra se propagarem computador em compudador atraves de redes ou despositivos de memoria, os virus do nosso corpo tbm necessitam de sangue (ficheiros) e de objectos cortantesm tubos de soros e outros objectos(dispositivos de memoria ou redes) pra se propagarem de corpo a corpo(computadores)....Valeu jobs!!! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O que são vírus, worms e Trojans?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alguém aqui gosta de Worms?
» Remoção de Malwares e Worms

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
UCAN forum :: Programação e Informática Geral :: Dicas e Diversos-
Ir para: