UCAN forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
UCAN forum

Primeiro Forum criado por Informáticos Angolanos, destinado à informáticos de todos os níveis, tendo como principal foco o ramo da PROGRAMAÇÃO.Tutoriais, Exposição de dúvidas, Notícias e muito mais...
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Primeiros Passos...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Giovanny Ritchie

Giovanny Ritchie


Masculino Número de Mensagens : 95
Idade : 33
Localização : Luanda, Angola
Data de inscrição : 05/05/2008

Primeiros Passos... Empty
MensagemAssunto: Primeiros Passos...   Primeiros Passos... Icon_minitimeQua maio 07, 2008 1:25 am

Lógica e Algoritmo.........Esses sao os termos mais ouvidos quando se entra no mundo da programacao....
Sen duvida este é o principio da programação
Programar é lógica, convertida em passos praticos. Imaginem voces que para nós tomar banho (isso pra quem toma claro!! hehehe) utilizamos lógica e convertemos em passos como:
-Pegar a Bacia ou Balde (pra nós pobres)
-Abrir a torneira
-Encher o balde ou bacia com agua
-Preparar o sabão ou sabonte
-depois vem a parte mais complexa que varia de pessoa em pessoa, por isso nem vou me atrevir em descrever. Very Happy

Há essa sequencia de passos chamamos Algoritmo. Algoritmo é nada mais nada menos que uma sequencia de passos destinados a resolução de um determindo problema, no nosso caso acima o problema é "TOMAR BANHO"(podem crer que esse é um problema pra muita gente, hehehe Very Happy)

Voltando ao que importa, pois o que foi visto acima é apenas uma ideia do que poderás encontrar quando chegares ao fundo da Lógica e Algoritmia.

Muitos devem estar a se perguntar, se é assim que colocaremos no computador e ja esta...Claro que nao, até porque da maneira que descrevemos o algoritmo ai encima é so uma das varias maneiras de representar algoritmos.
Podemos descrever os algoritmos em 3 formas que sao:
--DESCRIÇÃO NARRATIVA (está é a forma que usamos pra descrever o problema acima)
--FLUXOGRAMA
--PSEUDOCÓDICO OU LINGUAGEM ALGORTMICA

É comum encontrarmos outras palavras pra descrever estas 3 formas, mas concerteza nao fogem muito das citadas. Entre as 3 desctacam-se duas como mais importantes que são FLUXOGRAMA E PSEUDOCODIGO, visto que quem sabe o PSEUDOCODIGO facilemente usa a DESCRIÇÃO NARRATIVA.

Mas qual das duas é realmente necessária pra o nosso objectivo(programar)???
Posso vos garantir que as duas sao necessarias, mas a PSEUDOCODIGO destaca-se, visto que as linguagens de programação se assemelham mais a ela. Mas isso nao quer dizer que nao devemos estudar as demais formas, apenas devemos dar uma atencao especial na PSEUDOCODIGO. percebem???

Para mais aconselho apostilas de Logica de Programação e Algoritmos(Algoritimia)...................

Eu tenho algumas, quem quiser é so deixar seu E-MAIL que eu depois mando....

PODEM ENCONTRAR MAIS APOSTILAS NOS SEGUINTES LINKS

***Mais de 20 apostilas de Lógica->

http://apostilando.com/sessao.php?cod=29
**Apostila de Lógica completa->
http://bitsfacil.blogspot.com/2008/04/apostila-de-lgica-de-progrmao-para-quem.html
***Aqui tem muita coisa interessante sobre logica->
http://www.plugmasters.com.br/downloads/categoria/379/Banco-de-Apostilas/L%C3%B3gica-de-Programa%C3%A7%C3%A3o

bons estudos ai...............study Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiros Passos...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
UCAN forum :: Programação e Informática Geral :: Algoritmos e Lógica de Programação-
Ir para: